Que motivos impedem a ampliação de oferta de recursos renováveis, como hidrelétrica, eólica, solar e biomassa ( combustível obtido a partir de matéria orgânica e plantas específicas ) ?
Respostas
Olá, tudo bem?
Vamos lá:
As hidrelétricas dependem tanto do potencial hídrico do país, quanto do seu relevo para serem implantadas (planaltos são ideias pela queda d'água). Além disso, para a construção de hidrelétricas, é preciso alagar uma área enorme e há impactos ambientais negativos relacionados a isso.
A energia eólica também não pode ser implantada em qualquer lugar, pois depende dos ventos, que até em regiões de muita ventania, há baixas em certas épocas do ano. Podendo gerar prejuízo, já que as turbinas são caras.
A energia solar tem como barreiras para sua ampla utilização a falta de investimento do governo, ou seja, faltam políticas públicas de incentivos, de créditos com baixos juros e de redução de impostos, que permitam que um número maior de pessoas possa instalar um sistema solar fotovoltaico em seus comércios e residências. Bem como, há a questão das concessionárias de energia, que não tem interesse nenhum em deixar de lucrar com o fornecimento de energia.
Já a biomassa, possui algumas desvantagens como:
Desflorestação de florestas, além da destruição de habitats;
Possui um menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis;
Os biocombustíveis líquidos contribuem para a formação de chuvas ácidas;
Dificuldades no transporte e no armazenamento de biomassa sólida.
Espero ter ajudado, bons estudos!!