Ana, 55 anos, após herniorrafia inguinal, ficou cerca de 12 horas sem urinar e começou a apresentar eliminaçãofreqüente de pequena quantidade de urina, além de bexiga palpável e sensação de desconforto em abdome inferior.Considerando esse quadro clínico, a enfermeira da unidade cirúrgica prescreve: I. Favorecer a micção, permitindo a paciente urinar sentada. II. Estimular a micção por meio do barulho, visão da água corrente e irrigação do períneo com água morna.III. Realizar cateterização vesical de alívio. IV. Manter uso contínuo de fralda.No caso de Ana, a prescrição contida no item(A) I é contra-indicada no 1° pós-operatório.(B) II não se aplica a esse quadro clínico.(C) III deve ser precedida das prescrições contidas nos itens I e II.(D) III deve ser realizada apenas por prescrição médica.(E) IV deve ser precedida da prescrição contida no item I.
#ENADE
Respostas
É importante lembrar que as hérnias inguinais são geradas por enfraquecimento da musculatura intra-abdominal, bem como por defeitos genéticos ou efeitos da idade.
I. Favorecer a micção, permitindo a paciente urinar sentada.
Correto. A aplicação de técnicas que favoreçam a micção é recomendada, já que auxilia a paciente a ter um maior controle sobre sua condição física.
II. Estimular a micção por meio do barulho, visão da água corrente e irrigação do períneo com água morna.
Correto. Esta é uma atitude importante, pois favorece, sem que seja necessária a inclusão de técnicas invasivas, o processo de micção por parte da paciente em questão, tornando tudo mais fácil e tranquilo para sua recuperação.
III. Realizar cateterização vesical de alívio.
Correto. Essa é uma atitude correta, porém, apenas se não ocorreu sucesso com as tentativas anteriores de solução. Qualquer ação que envolva uma invasão maior da intimidade do paciente, deve ser deixada como alternativa final.
IV. Manter uso contínuo de fralda.
Falso. O uso de fraldas não se aplica, pois a paciente está em uma condição temporária.
Diante do que pudemos observar, é correto o que se afirma:
(C) III deve ser precedida das prescrições contidas nos itens I e II.
Resposta:
(C) III deve ser precedida das prescrições contidas nos itens I e II.
Explicação: