• Matéria: ENEM
  • Autor: ramonarbt7785
  • Perguntado 7 anos atrás

Os testes de biodisponibilidade, de bioequivalência entre lotes e de toxicidade são fundamentais para a avaliação da qualidade,eficácia e segurança de um novo medicamento, sendo uma das exigências da ANVISA (Agência Nacional de VigilânciaSanitária). Assim, durante o desenvolvimento de uma suspensão líquida, um Farmacêutico observou a rápida velocidadede sedimentação da mesma, bem como resultados diferentes com relação à disponibilidade biológica entre os lotes. Ao avaliaro ocorrido, ele constatou que o problema deveu-se à falta de agitação da amostra de determinado lote do medicamento, antesda análise.a) De que forma o problema constatado pelo Farmacêutico pode ter interferido no teste de biodisponibilidade?b) Indique dois procedimentos técnicos que o farmacêutico poderia utilizar para diminuir a velocidade de sedimentação dapreparação. c) Se o problema da falta de agitação tivesse ocorrido na administração do medicamento a um paciente, quais as prováveisconseqüências do fato?

#ENADE

Respostas

respondido por: bryanavs
5

Podemos afirmar então que respectivamente encontraremos: A) De que nas suspensões, para amostragem durante a realização de análises e no momento de utilizar o medicamento se faz necessário a agitação correta ; B) V = 2r² (d1 - d2)g ; C) Diminuir o tamanho médio das partículas suspensas.

Vamos aos dados/resoluções:  

É de conhecimento público que respectivamente a falta de agitação da amostra não irá proporcionar a retirada de alíquota com concentração correta do fármaco.  

Então iremos desenvolver conforme a lei de Stokes, explicando a velocidade de sedimentação de partículas esféricas.  

espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)

Perguntas similares