Respostas
Explicação:
conto:
O conto caracteriza-se por ser uma narrativa curta, um texto em prosa que dá o seu recado em reduzido número de páginas ou linhas. Apresenta como sua maior qualidade os fatores concisão e brevidade. Deve produzir, em quem o lê, um efeito de impacto. Esse efeito tanto pode resultar da natureza insólita do que foi contado, da feição surpreendente do episódio ou do modo como foi contado.
Romance:Na simplicidade, o romance deve chegar aos olhos do leitor com tal leveza que não exija nenhum tipo de quebra-cabeça, tornando-se cada vez mais leve. Aí está o segredo. No entanto, isto não quer dizer que o escritor abdicará das técnicas interiores, que se revelarão na sofisticação. Esse caminho, aliás, já estava sendo preparado por Machado de Assis, sobretudo nos contos, e em Dom Casmurro, um dos romances mais bem elaborados do final do século 19 e começo do 20, equiparando-se ao que de melhor se escreveu na Europa.
A diferença maior está no tamanho da história e no nível de detalhes. O conto possui uma trama mais direta, com menos palavras e foco em poucos personagens, poucos ambientes e poucas ações. Já o romance possui uma trama mais extensa, com mais detalhes e foco em vários personagens, vários ambientes e várias ações.
Há muitas definições por aí dizendo que um conto não deve possuir mais de 7.500 palavras, ou que um romance pode chegar à mais de 40.000 palavras, porém esses padrões são relativos; muitos escritores desconsideram esses números e acabam escrevendo ótimos livros.