Me ajudem por favor com um texto (não muito grande) na visão marxistas; usando obrigatoriamente 6 palavras, sendo elas: indígenas, bandeirantes, africanos, escravidão, senhores de engenhos e igreja católica.
Respostas
Quando vieram os portugueses, eles brigaram os indígenas a trabalhar, trocando sua mão de obra por coisas que os indígenas não iriam usar, coisas que pra eles eram inúteis, mas os portugueses sabiam disso, quando a igreja católica interveio nisso, eles tiveram que parar, porém quem ia trabalhar para os portugueses agora?
Em outros países perto do Brasil, estavam usando a mão de obra negra ( os africanos ). Então os portugueses pensaram: "Por que não fazer isso aqui? Já estamos sem mão de obra mesmo!" E assim foi adotada a escravidão no Brasil, eles trabalharam principalmente para "senhores de engenhos". Mas isso não estava certo, não é certo vender pessoas como se fossem objetivos inanimados! Na sociedade colonial escravista, o meio de dominação fundamental não é o consenso, como as demais teorias historiográficas apresentam. Sem contar que para os escravos trabalharem as vezes era preciso usar violência
Assim como dizia Gorender, "É isso que mantém a submissão dos escravos."
Essa é a triste história resumida dos escravos!