Respostas
Resposta:
Os artrópodes se dividem em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.
Principais características:
Insetos: As abelhas são exemplos de insetos.
Os insetos são animais que possuem corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen. Destacam-se pela presença de três pares de pernas, um par de antenas e a frequente presença de asas. São o maior grupo dos artrópodes.
Aracnídeo: A aranha é um exemplo de aracnídeo.
Os aracnídeos apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Diferentemente dos insetos, não possuem antenas ou asas e possuem quatro pares de pernas. Destacam-se pela presença de um par de estruturas chamadas de quelíceras, especializadas na captura de alimento. Existem espécies extremamente venenosas.
Crustáceos: A lagosta é um exemplo de crustáceo
Os crustáceos apresentam o corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Diferentemente dos outros artrópodes, possuem dois pares de antena e também não possuem asas. Uma característica marcante desses animais é o exoesqueleto rico em calcário, característica que os torna bastante resistentes.
Esses animais vivem, em sua maioria, em ambientes aquáticos, sendo poucas as espécies terrestres.
Quilópodes: A lacraia é um exemplo de quilópode
Os quilópodes possuem corpo alongado, achatado e dividido em cabeça e tronco. Possuem um par de antenas e um grande número de patas, que estão dispostas aos pares por segmento.
Diplópode: O embuá é um exemplo de diplópode
Os diplópodes possuem corpo alongado e formado por cabeça, tórax e abdome e apresentam um par de antenas. Diferenciam-se dos quilópodes, principalmente, pelo número de pernas. Enquanto os quilópodes possuem um par de pernas por segmento, os diplópodes possuem dois pares.