O conceito de modernidade pode ser também aplicado para compreender como viviam os povos não europeus
Respostas
Esta afirmação não é exatamente verdadeira, já que o conceito de modernidade é algo profundamente marcado pelo etnocentrismo europeu, não sendo adequado para analisar outras formas de vida.
Se "medíssemos" as outras sociedades pela ótica europeia, exigindo delas que se comportassem exatamente como os europeus, mesmo tendo outras histórias e outras condições sociais, estaríamos repetindo o erro dos colonizadores na época das Grandes Navegações, reduzindo estas sociedades a algo que elas não são.
O conceito de modernidade é bastante complexo, e tem várias aplicações possíveis. Em geral, costuma-se definir a modernidade como um certo conjunto de ideias fundado sob o ponto de vista da autonomia da razão, isto é: momento no qual a racionalidade e a ciência ganharam mais espaço na sociedade.
Quando observamos este conceito atentamente, podemos perceber que ele não pode ser facilmente aplicado aos povos não europeus, já que essa movimentação em direção à racionalidade cada vez mais "pura", tem origem em pensadores ocidentais.
Este é, aliás, um fator importante da História, já que foi observando os povos não europeus em suas diferentes modalidades de vida, que os europeus passaram a se compreender como superiores e, a partir disso, assumir o papel de "civilizar" o mundo, ocupando territórios de outras nações.