Respostas
Resposta:
Explicação:
Boa noite,
Quando os primeiros portugueses chegaram na terra de vera cruz "Brasil", a relação entre indígenas e europeus era pacifica. Nos primeiros 30 anos de ocupação, os portugueses queriam o pau-brasil, que era extraído pelos índios em troca de bugigangas (o chamado escambo).
Após alguns anos, a relação entre os dois foi conflituosa (em alguns casos), porque alguns indígenas eram considerados hostis e contra a colonização.
Com a chegada dos Jesuítas, os indígenas considerados mansos, eram ensinados a cultura europeia e ao catolicismo, fazendo assim uma boa relação.
Porém temos a questão dos bandeirantes, que foram responsáveis por dizimar inúmeras aldeias, os maiores responsáveis por matar muitos índios em nome de senhores de engenho e colonos que visavam a expansão territorial e a procura do ouro.
Com a Holanda tomando conta do tráfico negreiro durante a União Ibérica, os indígenas foram os principais procurados para suprir o mercado interno escravista da colônia, até o final do domínio espanhol e a expulsão holandesa do nordeste.
Os índios também era grandes aliados dos europeus em alguns casos, como na confederação dos Tamoios no período da ocupação francesa (nesse caso, os índios de diversas tribos do litoral eram aliados dos franceses, e inimigos dos portugueses), na questão jesuítica, em que eram catequizados e ensinados a viverem em sociedade e na questão da pecuária, em que eram vaqueiros cuidadores dos gados e remunerados com resmas (gado).
Por fim, a relação entre índios e colonos era um tanto conturbada, visto que os europeus só visavam o capital e deixavam de lado as questões humanas, eram tempos difíceis que forjavam homens fortes e os fracos pereciam.
Leia alguns livros sobre a ocupação e expansão territorial, sobre a sociedade colonial e a ação dos bandeirantes para vc entender melhor o assunto.
Bons estudos.