Estudou-se, em uma pesquisa clínica, o efeito de uma droga, supostamente antidiabética, sobre a glicemia de um grupohomogêneo de pacientes portadores de diabetes tipo II. Neste estudo, o maior interesse residia na comparação entre osvalores de glicemia medidos, em cada paciente, em dois momentos: 1o) logo antes do início do tratamento com a referidadroga; 2o) quatro semanas após tratamento ininterrupto com a droga. O valor médio de glicemia encontrado no segundomomento foi menor em relação ao primeiro. Na análise dos resultados, um teste estatístico apropriado revelou que é de 7%(P = 0,07) a probabilidade de que a redução da glicemia observada após o tratamento seja devida ao acaso. Do ponto de vistaestatístico, pode-se concluir que(A) os resultados comprovam o efeito antidiabético da droga testada.(B) os resultados descartam qualquer efeito antidiabético da droga testada.(C) a droga possui um efeito antidiabético estatisticamente significativo se previamente tiver sido adotado um nível designificância (alfa) de 5%.(D) a droga possui um efeito antidiabético estatisticamente significativo se previamente tiver sido adotado um nível designificância (alfa) de 10%.(E) o resultado do estudo é inconclusivo, independentemente do nível de significância (alfa) previamente adotado.
#ENADE
Respostas
respondido por:
8
Alternativa D.
A droga possui um efeito antidiabético estatisticamente significativo se previamente tiver sido adotado um nível designificância (alfa) de 10%.
O estudo mencionado leva em consideração um nível de significância (alfa) de 10%, o que torna possível concluir que o valor médio da glicemia, cujo qual apresentou diminuição em relação ao momento antes do tratamento com o medicamento, aconteceu em decorrência do uso do próprio medicamento.
A partir do nível de 10%, o cálculo utilizando os 7% (P = 0,07) de probabilidade infere que a afirmativa de que a redução da glicemia apresentada pelos pacientes após o tratamento seja devida ao acaso, se torna inverdadeira.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás