Quando um teste diagnóstico produz uma medida contínua é conveniente selecionar um limiar de reatividade (LR, ou cutoff) para calcular a sensibilidade e especificidade do método. Um teste perfeito seria aquele sem falsos positivos e falsosnegativos, o que na prática não existe. No entanto, dependendo do objetivo do teste, devem ser utilizados LR diferentes.O gráfico abaixo apresenta a distribuição de títulos de anticorpos relacionados a uma determinada doença em indivíduossadios (A) e doentes (B).Em bancos de sangue o melhor teste é aquele que apresenta o LR 1 e em laboratórios clínicos aquele com LR 2, porque em(A) bancos de sangue o teste precisa ter maior sensibilidade e LR1 reduz a chance de se obterem falsos positivos.(B) laboratórios clínicos o teste precisa ter maior sensibilidade e LR2 reduz a chance de se obterem falsos negativos.(C) bancos de sangue o teste precisa ter maior sensibilidade e LR1 reduz a chance de se obterem falsos negativos.(D) laboratórios clínicos o teste precisa ter maior especificidade e LR2 reduz a chance de se obterem falsos negativos.(E) bancos de sangue o teste precisa ter maior especificidade e LR1 reduz a chance de se obterem falsos positivos.
#ENADE
Respostas
Alternativa C.
Em bancos de sangue o teste precisa ter maior sensibilidade e LR1 reduz a chance de se obterem falsos negativos.
Os bancos de sangue são também chamados de ''hemocentros'' e tratam-se de uma seção acoplada à um de laboratório clínico onde são guardadas e processadas as amostras de sangue completo.
Essas amostras vêm a partir de um "doador", elas são tomadas deste e, em seguida, dirigidas à um paciente com necessidade do mesmo.
Nestes casos, o teste precisa ter uma grande sensibilidade, e o LR1 irá reduz ajudar reduzindo a chance de que existam falsos negativos nos resultados.
Espero ter ajudado, bons estudos.
A resposta correta é a letra C.
No banco de sangue o teste precisa ter maior sensibilidade e LR1 reduz a chance de se obterem falsos negativos.