A pasteurização é um tratamento térmico que utilizatemperaturas inferiores a 100 ºC, cujo objetivo é prolongara vida útil do alimento e, do ponto de vista da saúdepública, eliminar microrganismos patogênicos. Essetratamento tem como princípio a utilização de um binômiotempo/temperatura e pode ser aplicado a diferentesprodutos, vegetais ou animais. Na definição do binômiotempo/temperatura de pasteurização para um dadoproduto, deve-se considerarI o microrganismo de maior resistência térmica a serdestruído.II a contagem microbiana total e o teor de proteínas doproduto.III as características físicas, químicas e físico-químicas doproduto.Assinale a opção correta.A Apenas um item está certo.B Apenas os itens I e II estão certos.C Apenas os itens I e III estão certos.D Apenas os itens II e III estão certos.E Todos os itens estão certos.
#ENADE
Respostas
Alternativa C) e a correta. Apenas os itens I e III estão certos.
Pasteurização é o processo utilizado em alimentos para destruir microrganismos patogênicos ali existentes. Foi criado em 1864, tendo esse nome em homenagem ao químico francês que o criou, Louis Pasteur.
Este processo consiste, basicamente, no aquecimento do alimento a uma determinada temperatura, por determinado tempo, e depois o alimento é resfriado a uma temperatura inferior à de antes, de forma a eliminar os micro-organismos ali presentes.
Posteriormente, tais alimentos são selados hermeticamente por questões de segurança, evitando assim uma nova contaminação. O avanço científico de Pasteur melhorou a qualidade de vida dos humanos permitindo que produtos, como por exemplo o leite, pudessem ser transportados sem sofrerem decomposição.