5. Releia o trecho
"A viagem longa, o menino nem a sentiu, o tempo em ondas, ele só percebia que o tempo era o que era quando já passara, misturando-se a outras águas"
O tempo que vinha em ondas era o tempo cronológico ou o inferior ? justifique
6. Releia o trecho
"Ao despertar, saltou as horas menores -- o lanche no posto de gasolina, as curvas na descida da serra, a garagem escura do edifício, o apartamento com móveis velhos e embolorados --e, de súbito, se viu de sunga segurando a prancha, a mãe a passar protetor em seu rosto, sossega! Vê se fica parado! [...]."
b) implicitante, quais eram as horas consideradas "maiores" ?
c) Na expressão "de súbito, se viu", qual percepção do menino se evidencia em relação ao tempo? A percepção dele em relação ao tempo está ligada a quê ?
Respostas
5. O tempo que vinha em ondas
O tempo que vinha em ondas, para o personagem, deve ser entendido como o tempo menor/inferior, que é lido a partir de um ponto de vista íntimo e subjetivo. A figura de linguagem utilizada para referir-se ao modo como ele passava, reflete uma certa indiferença do personagem.
6. O despertar e o salto das horas menores
b) implicitamente se pode dizer que as horas maiores eram aquelas em que havia alguma coisa que não o maçante, o banal, o que se passa para chegar ao destino.
c) percebe-se que o menino, quando viu-se de súbito, revelou que não havia dado atenção àquelas que considerava serem as horas menores. Ela está ligada a uma percepção íntima.
Resposta:quando o menino se viu de súbito, ele não havia dado atenção as menores horas. Percepção intima
Explicação:
Espero ter ajudado