Respostas
positivos;
- pesquisas para trabalhos etc.
- comunicação com amigos família etc.
- fazer diversas coisas que, antes da internet, demandariam muito tempo e esforço, por exemplo, pagamentos das contas da casa, transferências, preencimento de documentações etc.
-Acesso ao conhecimento, conveniência na obtenção de serviços, pesquisas, entre outras, não importando a cor da pele, a raça, o gênero, a idade, a profissão, a religião, cultura, o lado político. A Internet proporciona uma inclusão social e digital sem precedentes. Esta inclusão também coloca pessoas diferentes em contato com outras e, de uma forma muito intuitiva, todos acabam ganhando com isso, pois aprendem coisas novas o tempo todo.
Como, por exemplo, realizar uma atividade sobre um determinado país e entrar em contato com estudantes ou moradores dele, torna o processo de aprendizado mais interessante e inclusivo por se tratar de uma interação com pessoas de realidades diferentes.
-serviços importantes são prestados na Internet como: serviços bancários online, oferta e procura de emprego, compra de ingressos para os seus filmes, shows e esportes favoritos, vendas de cursos, reservas de hotel e passagens rodoviárias e aéreas, compras de varejo em geral, entre muitos outros. Muitas vezes, estes serviços não estão disponíveis offline ou ficam mais caros se não forem comprados online.
Negativos:
-A Internet na Educação serve para facilitar e melhorar o processo de ensino. No entanto, quando a equipe pedagógica não procura se capacitar e entender como utilizar essa tecnologia dentro da sala de aula, a qualidade de ensino pode cair e não ser aproveitado nada.
-Muitas vezes identificamos na Internet, abordagens muito superficiais ou descontextualizadas dos assuntos apresentados. Isso torna-se um lado ruim pois muitas pessoas, por comodidade, não buscam profundidade e acabam tomando informações sem fundamentação como verdade absoluta.
Alunos, quando precisam entregar uma pesquisa, não procuram pelas fontes e entregam cópias de trabalhos mal feitos para professores.
-Se considerarmos que a Internet é uma forma de entretenimento ao mesmo tempo em que é uma ferramenta de trabalho ou de estudo, logo percebemos que nela é muito mais fácil perder o foco do trabalho ou dos estudos com as inúmeras atrações que estão a um clique de distância.
Manter o foco enquanto se usa a internet tem sido um dos grandes desafios para muitas pessoas e, infelizmente, uma parcela considerável não consegue se concentrar naquilo que deveria.
Se distrair em meio a pesquisas nas escolas é uma constante entre os alunos, principalmente se o professor deixar a temática livre quando estão no laboratório de informática.
Por isso bloquear sites (por meio de softwares especializados) e redes sociais poderá ajudar no controle das distrações em horário de aula.