Respostas
Na história do Brasil, os estados eram unidades regionais de administração política que tinham a função de organizar o funcionamento dos setores produtivos locais e propor leis que regulassem a vida local.
Durante a República Velha o governo federal era ainda relativamente fraco, de modo que os governadores locais tinham amplos poderes para conduzir a vida política dos seus estados e regiões, o que fazia com que verdadeiros "clãs" controlassem a política de um estado por gerações, sem possibilidade de competição.
Os primeiros Estados instituídos ao redor do mundo tiveram por função estabelecer uma certa centralização de poder, o que favoreceu o acúmulo de riquezas e a organização social no entorno de certas propostas políticas, sociais e econômicas.
Podemos entender, portanto, que os Estados, ao se estabelecerem, procuravam articular os diversos setores da sociedade, para angariar uma certa legitimidade ao seu modo de ação e estabelecimento. Foram instituídas organizações militares, relações foram celebradas com a Igreja, para manter uma certa harmonia social e etc.
Destacamos os primeiros Estados modernos a serem instituídos: Portugal (1385), Espanha (1492), França (1453 - fim da guerra dos Cem Anos) e Inglaterra (1485 - fim da guerra das Duas Rosas).