Respostas
Resposta:
Talvez seja porque ele jamais se contentou com as opiniões estabelecidas, com os preconceitos de sua sociedade e com as crenças mantidas inquestionáveis pelos seus conterrâneos. Em suma, Sócrates desconfiava das aparências e procurava a realidade verdadeira das coisas.
Explicação:
Resposta:
Em primeiro lugar, seguindo Sócrates (e. 469 a.C.
-399 a.e.) e os sofistas, Platão distinguiu três sentidos
para a palavra ser:
• o sentido de substantivo, isto é, de realidade
existente ('o ser', 'um ser');
• o sentido verbal forte, em que é significa 'existe' e
ser quer dizer 'existência' ("O homem é", "Deus é");
• e o sentido verbal mais fraco, em que o verbo ser é
o verbo de ligação, isto é, o verbo que permite ligar
um sujeito e seu predicado ("O homem é mortal").
Em segundo lugar, afirmou que, no sentido forte de
ser (isto é, como substantivo e como verbo existencial),
existem múltiplos seres e não um só. Porém, cada um
deles possui os atributos do Ser de Parmênides (identi-
dade, unidade, eternidade e imutabilidade). Esses seres
são as ideias ou formas inteligíveis, totalmente imateriais,
que constituem o mundo verdadeiro, o mundo inteligível.
Em terceiro lugar, afirmou que, no sentido mais
fraco do verbo ser (isto é, como verbo de ligação), cada
ideia é um ser real que possui um conjunto de predica-
dos ou propriedades reais que a fazem ser o que ela é.
Uma ideia é (existe) e uma ideia é uma essência ou con-
junto de qualidades essenciais que a fazem ser o que
ela é necessariamente. Por exemplo, a justiça é (a ideia
da justiça existe) e há seres humanos que são justos
(têm o predicado da justiça como parte de sua essência).
É iss