O tratamento térmico efetuado em ligas ferrosas permitealterações microestruturais fundamentais para ocomportamento mecânico. Dependendo da velocidade deresfriamento, entre outros fatores, a microestrutura obtidapode apresentar uma ou mais fases. Considerando-se asfases oriundas de tratamentos térmicos de ligas ferrosas,denomina-se bainitaA o produto da transformação austenítica, cujamicroestrutura consiste em ferrita (") com fina dispersãode cementita.B o ferro puro com estrutura cristalina cúbica de facecentrada.C o produto da transformação austenítica com composiçãoeutetóide, cuja estrutura consiste de camadas alternadasde ferrita e cementita.D a fase metaestável composta por ferro supersaturado decarbono, sendo produto de uma transformação atérmicada austenita.E a cementita primária, que existe adicionalmente à perlitapara aços hipereutetóides.
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
A alternativa A) é a correta.
A bainita é o produto da transformação austenítica, tendo as micro estruturas formadas por ferrita.
A transformação austenítica é uma forma de ferro solido sem potencial magnético, é uma fase acima da formação do ferro-carbono.
Basicamente, para formar o ferro gusa, que é o ferro-carbono, é preciso passar pela transformação austenítica, que tira o potencial magnético do ferro.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás