O Large Hadron Collider (LHC), o maioracelerador de partículas do mundo, começou afuncionar há algumas semanas. Entre espessasparedes de concreto, a 100 m abaixo da superfície,encontra-se um anel de 27 quilômetros decomprimento, formado por uma sucessão de1.624 tubos metálicos, cada um com 14 metros decomprimento e 1 metro de diâmetro. Para permitir queum feixe de prótons circule no interior dos tubos, semcolidir com outros átomos ou moléculas, os tubosoperam em ultra-alto vácuo. Isso estabelece entre assuas superfícies interna e externa um forte gradiente depressão. Se, por essa razão, o metal utilizado forafetado pelo fenômeno de difusão no estado deequilíbrio, expresso matematicamente pela Lei de Fick,então as bombas que mantêm o vácuo no anel devemser dimensionadas para retirar um fluxo de massadifundido queA é inversamente proporcional ao gradiente daconcentração dessa massa.B não depende do gradiente da concentração dessamassa, mas apenas do quadrado da suaconcentração.C é oposto e inversamente proporcional ao gradienteconcentração, ou seja, vai do valor mais baixo deconcentração para o mais alto.D não depende do gradiente da concentração dessamassa, mas apenas da concentração da mesma.E é oposto e proporcional ao gradiente concentração,ou seja, que vai da região de maior concentraçãopara a de menor concentração
#ENADE
Respostas
respondido por:
0
Utilizando as definições da Lei de Fick, temos que alternativa que melhor expressão esta equação é a letra E: É oposto e proporcional ao gradiente concentração.
Explicação:
A lei de Fick pode ser escrita da seguinte forma:
Onde J é a corrente ou fluxo do material, D é uma constante de difusão deste material e "c" é a concentração do material, ou seja, tirando o gradiente de "c" temos esta concentração representada vetorialmente.
Assim vemos que este fluxo é oposto (sinal negativo) e diretamente proprocional ao gradiente da concentração, pois eles são iguais com base em uma constante de proporcionalidade.
A alternativa que melhor expressão esta equação é a letra E: É oposto e proporcional ao gradiente concentração.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás