Respostas
Resposta:
A meiose é a divisão celular que ocorre na formação dos gametas, reduzindo o número de cromossomos de uma espécie pela metade.
Assim, uma célula-mãe diploide origina 4 células-filhas haploides.
O processo ocorre por meio de duas etapas de divisões celulares sucessivas, dando origem a quatro células:
Meiose I: Etapa reducional, pois o número de cromossomos é reduzido pela metade.
Meiose II: Etapa equacional, o número de cromossomos das células que se dividem mantém-se o mesmo nas células que se formam.
A meiose ocorre quando a célula entra em fase de reprodução, sendo o processo essencial para a formação de gametas, esporos e nas divisões do zigoto
Fases da meiose
Meiose I
Na interfase os cromossomos são finos e cumpridos. Ocorre a duplicação do DNA e dos cromossomos, formando assim as cromátides.
Após a duplicação inicia-se a divisão celular.
Prófase I - é uma fase muito extensa, constituída por cinco sub fases:
Leptóteno – inicia-se a individualização dos cromossomos, estabelecendo-se a condensação
Zigóteno – aproximação dos cromossomos homólogos
Paquíteno – máximo grau de condensação dos cromossomos. Os braços curtos e longos ficam mais evidentes e definidos
Diplóteno - os cromossomos homólogos começam a se afastar, mas permanecem ligados pelas regiões onde ocorreu a permutação.
Diacinese – finalização da prófase I, com separação definitiva dos homólogos, já com segmentos trocados. A carioteca desaparece temporariamente.
Metáfase I - os cromossomos ficam agrupados na região equatorial da célula, associados às fibras do fuso
Anáfase I - encurtamento das fibras do fuso, deslocando os cromossomos homólogos para os polos da célula. Nessa fase, não há separação do centrômero (ponto de ligação das cromátides irmãs em um cromossomo).
Telófase I - desespiralizarão dos cromossomos, retornando ao aspecto filamentoso, havendo também o reaparecimento do nucléolo, bem como da carioteca, e divisão do citoplasma (citocinese), originando duas células haploides.
Meiose II
Prófase II - Ocorre a condensação dos cromossomos e a duplicação dos centríolos. O nucléolo e a carioteca voltam a desaparecer.
Metáfase II - Os centríolos estão prontos para serem duplicados e os cromossomos organizam-se na região equatorial.
Anáfase II - As cromátides-irmãs separam-se se migram para cada um dos polos da célula, puxadas pelas fibras do fuso.
Telófase II - As fibras do fuso desaparecem e os cromossomos já encontram-se nos polos da célula. A carioteca surge novamente e o nucléolo se reorganiza. Por fim, ocorre a citocinese e o surgimento de 4 células-filhas haploides.
A diferença entre a meiose e mitose é:
A mitose e a meiose correspondem aos dois tipos de divisão celular. Porém, algumas características diferenciam os dois processos:
A mitose origina duas células-filhas idênticas à célula-mãe. Enquanto isso, na meiose são geradas 4 células-filhas com material genético diferente ao da célula-mãe. Além disso, as células-filhas ainda apresentam metade do número de cromossomos da célula-mãe.
A meiose reduz pela metade o número de cromossomos nas células-filhas. Na mitose o número de cromossomos é mantido entre a célula-mãe e as células-filhas.
A mitose ocorre na maior parte da células somáticas do corpo. Já a meiose ocorre somente nas células germinativas e esporos.
Espero ter ajudado você, tentei resumir ao máximo
Explicaçã: