• Matéria: Química
  • Autor: andreprado22003
  • Perguntado 7 anos atrás

50pts!!!!!!!! Sabemos pela fórmula da densidade que massa e volume são diretamente proporcionais. No entanto, como isso funciona para gases? Os gases possuem alta elasticidade e compressibilidade, então ocupam todo o volume por eles fornecidos. No caso de um gás estar armazenado em uma bexiga dentro de uma sala, por exemplo, quando a mesma é estourada o gás ocupará todo o volume da sala e, por consequência, será "criada" massa? Se isto ocorrer, como fica a ideia de que a energia não pode ser criada e nem destruída?​

Respostas

respondido por: isabelacqn
1

Explicação:

Olá!

Pela fórmula da densidade, massa e volume são diretamente proporcionais:

d = m/v

mas isso não significa que a será criada massa, apenas que a densidade de um gás depende do seu volume, portanto a densidade do gás é variável. Quando analisa-se a equação dos gases ideais ( p . V = n . R . T) e que o número de mols (n) é dado pela fórmula n = m/MM   e substitui-se na fórmula dos gases ideais:

p.V = (m/MM) . R . T

(p . MM )/ ( R . T) =  m/V = d

Podemos ver que a densidade depende da pressão (p), massa molar (MM), constante dos gases ideais (R) e temperatura (T). Como a massa molar não se altera, ela é um valor pré-estabelecido com cálculos (assim como a massa), portanto o gás não cria massa, apenas altera sua densidade, baseado na fórmula deduzida acima.

Espero ter ajudado!


andreprado22003: Excelente. Até conhecia e sabia demonstrar a densidade do gás ideal, mas achei que se usasse d = m/v por si só, geraria uma contradição. Massa e volume são diretamente proporcionais se manter a densidade constante, algo que não ocorre nos gases. Muitíssimo Obrigado!
isabelacqn: De nada, foi uma ótima dúvida!
Perguntas similares