O grafite, um mineral que, em um primeiro momento foi utilizado em seu estado bruto e que percorreu um longo caminho até ganhar o formato que conhecemos hoje, é um dos materiais para desenho que gozam de maior popularidade, tanto entre os estudantes de arte como entre os profissionais, em virtude de sua permanência, versatilidade na construção de tonalidades, maciez, diversidade de formatos, facilidade de manejo, comparativamente a outros materiais. Baseado no texto acima, é INCORRETO o que se afirma APENAS em: a. O grafite é encontrado em várias apresentações: barras, lápis, minas e pó. b. O grafite é quebradiço, oleoso e macio ao tato. c. Devido à sua inflexibilidade, pode-se desenhar com grafite somente sobre papel, e sua natureza oleosa torna-o bastante permanente. d. O grafite constitui o meio mais imediato, versátil e sensível, válido para realizar um rascunho rápido, ou um trabalho detalhado. e. Em papel, apresenta um aspecto suave e aveludado, quando aplicado à maneira de maneira suave, ou intenso e agudo, quando se pressiona sua ponta contra o papel.
Respostas
Sobre o grafite, é incorreto dizer que: b. devido à sua inflexibilidade, pode-se desenhar com grafite somente sobre papel, dado que a sua natureza oleosa o torna bastante permanente.
O grafite corresponde a um mineral, que quando descoberto era utilizado em seu estado bruto e desde então sofreu alteração até sua forma de utilização atual. Uma das principais utilizações é para se fazer desenhos.
Desde a Roma Antiga já existia o hábito ocasional de se escrever nas paredes e nas colunas, assim como nas cavernas e nas cidades da Grécia Antiga. Como o grafite é flexível, é possível realizar desenhos em diversas superfícies.
Bons estudos!
Resposta:
Devido à sua inflexibilidade, pode-se desenhar com grafite somente sobre papel, e sua natureza oleosa torna-o bastante permanente.