Respostas
Resposta:
É o primeiro documento escrito da história do Brasil.
Escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, Caminha enviou a carta para o rei D. Manuel I (1469-1521) para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras.
Explicação:
espero ter ajudado!!
A questão está incompleta, segue as alternativas:
A) Uma narrativa que projeta sobre as populações nativas uma visão de mundo cristão, como se o Brasil fosse uma espécie de paraíso edênico.
B) Um relato imparcial sobre as populações indígenas, porque o autor narra exatamente o que viu e viveu no Brasil.
C) Uma narrativa capaz de identificar a verdadeira essência das populações indígenas brasileiras que já conheciam o cristianismo, e traziam no seu íntimo um conhecimento prévio dos ensinamentos pregados por Cristo a seus discípulos.
D) Um relato que expressa total ignorância e despreparo do cronista sobre o caráter dissimulado e estratégico das populações indígenas, que desejavam tão somente ganhar a confiança dos viajantes europeus para obter lucros e fazer alianças políticas para derrotar seus inimigos.
E) Um relato sem valor histórico, pois está marcado por uma perspectiva eurocêntrica e preconceituosa sobre os habitantes nativos do Brasil.
A alternativa correta é a A, pois Pero Vaz constrói uma narrativa baseada em sua visão cristã que analisa a atitude de imitação dos indígenas como se eles já fossem também cristãos, como se o Brasil fosse o paraíso do Éden.
Além disso, também podemos ir por eliminação veja:
A alternativa E por afirmar que a carta de Caminha não possui valor histórico já se configura errada, já que documentos como esse são de grande valor para a construção da história.
A alternativa D afirma que os indígenas desejavam, de certo modo, enganar os europeus e derrotá-los. Isso é mentira, visto que, como sabemos os indígenas não tinham essa intenção.
A alternativa C afirma que os indígenas já conheciam a fé cristã o que é falso, já que antes da chegada dos português os nativos do Brasil não possuíam conhecimento dessa religião.
A alternativa B afirma que o relato de Caminha é imparcial. Na verdade, se analisarmos bem, a carta está retratando a visão subjetiva dele sobre a nova terra, Pero Vaz relata as impressões que ele obteve.
Sendo assim, a alternativa correta é a letra A.
Espero que tenha entendido.