Respostas
Resposta:
movimento negro, movimento indígena, movimento estudantil, movimento do trabalhadores sem terra, movimento mulheres em luta, movimento passe livre.
Explicação:
Movimento Negro:
Movimento negro é o nome dado a diversos movimentos sociais que existem para combater o preconceito racial na sociedade. Desde o período da escravidão no Brasil já existiam movimentos de resistência e de libertação do povo negro.
Movimento Indígena:
O movimento indígena brasileiro luta pela proteção dos direitos dos índios brasileiros, principalmente a proteção do seu povo, sua cultura, línguas, hábitos e tradições.
Uma das pautas mais importantes para os índios é a proteção e a demarcação das terras indígenas, direito reconhecido na Constituição Federal de 1988.
*Movimento Estudantil:*
O movimento estudantil é formado por diversos movimentos que atuam no ativismo ligado não só à educação, mas a diversas questões sociais, políticas e econômicas. Fazem parte do movimento estudantil estudantes de todas as áreas, tanto de escolas (secundaristas), como de universidades (universitários).
A União Nacional dos Estudantes (UNE) é a maior organização de estudantes do Brasil. Foi fundada em 1937 e desde então atua nos movimentos sociais e políticos do país. Há também a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), fundada em 1948
Movimento dos Trabalhadores Sem Terra:
O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) é um movimento social, surgido na década de 80, formado por trabalhadores rurais de todas as regiões de país.
A principal demanda do movimento é democratização do acesso à terra através da realização da reforma agrária no país, ou seja, que as terras improdutivas do país sejam divididas e distribuídas para uso dos pequenos produtores rurais (assentamento).
Movimento Mulheres em Luta:
O movimento surgiu no ano de 2008 e luta ativamente pelo reconhecimento de direitos das mulheres em várias áreas, além de combater opressões sociais que são sofridas pelas mulheres. Envolve mulheres trabalhadoras, estudantes, negras, indígenas e comunidade LGBT.
Movimento Passe Livre:
O movimento surgiu em 2005 com o objetivo de reivindicar a adoção da tarifa zero nos meios de transporte públicos para que todos os cidadãos, independentemente de suas condições, tenham acesso garantido aos transportes públicos.