Respostas
Impressionismo é um substantivo masculino cujo significado representa um movimento artístico surgido na França no século XIX, durante um período conhecido como Belle Époque. A proposta central desse movimento era quebrar os paradigmas das técnicas do Realismo, por meio da execução de efeitos óticos criados por impressão de cor, luz e dos movimentos livres das pinceladas.
O impressionismo foi batizado desta forma em referência a uma obra de Claude Monet, um dos pintores impressionistas mais famosos em toda a nossa história. A obra é Impressão, Sol Nascente (Impression du Soleil Levant – 1872).
O objetivo do impressionismo estava na busca por diferentes impressões de cores, luzes e também movimentos da natureza no decorrer do dia. Por esse motivo os artistas tinham a preferência de pintar os quadros ao ar livre. Assim, poderiam analisar as ilusões proporcionadas pelas mudanças na luminosidade em relação às cores e às sombras e, claro, na própria paisagem.
Alguns impressionistas, caso de Monet, pintavam a mesma paisagem inúmeras vezes, em momentos diversos, ao longo do dia para poder captar as variações trazidas pela transformação ocorrida na luz e que acabava por dar outras impressões à pintura.
O impressionismo originou a própria arte moderna. As obras dos artistas impressionistas passam a sensação de alegria e harmonia, muito por conta da existência na pintura de contrastes, da luz e da claridade das cores.
Outros artistas se destacaram dentro do movimento impressionista. São eles: Paul Cézanne (1839 - 1906), Édouard Manet (1832 - 1883), Edgar Degas (1834 - 1917), Pierre-Auguste Renoir (1841 – 1919), Alfred Sisley (1839 – 1899), Camille Pissarro (1830 – 1903).