• Matéria: Geografia
  • Autor: taisakemi12
  • Perguntado 7 anos atrás

A definição, no final do século XIX, do Meridiano de Greenwich para referência de cálculo das longitudes e dos diferentes fusos horários apresenta, além de aspectos técnicos favoráveis, uma conotação geopolítica.
a) Identifique em um planisfério (mapa-múndi) uma vantagem na representação cartográfica oferecida por essa localização no Meridiano de Greenwich.
b) Quais aspectos geopolíticos podem ter influenciado na escolha do Meridiano de Greenwich como base para as longitudes e para os fusos horários?

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
40

A - Uma vantagem técnica é a separação gráfica clara que o estabelecimento deste meridiano como central cria entre as Américas e o bloco da Eurásia, além da possibilidade de ver, com facilidade de distinguir, os grandes oceanos do planeta.

B - O fato da Inglaterra ter sido, no Século XIX, a maior potência militar e econômica do mundo, sendo o "coração" do mundo ocidental, é a principal razão geopolítica pela qual se optou por colocar o "meridiano central" atravessando  o país, de modo a marcá-lo como o "umbigo" do planeta.

Perguntas similares