Respostas
Resposta:
funções da linguagem
1 – Referencial ou denotativa;
2 – Emotiva ou expressiva;
3 – Poética;
4 – Fática;
5 – Conativa ou apelativa;
6 – Metalinguística.
Referencial ou denotativa
Também chamada de informativa, essa função da linguagem tem como principal objetivo informar ou fazer referência de algo. A função referencial da linguagem caracteriza-se pelo aspecto impessoal da comunicação/escrita, que é feita na terceira pessoa do singular ou plural.
Ex.: textos jornalísticos e científicos, material didático, textos informativos e conteúdos que não envolvam aspectos emotivos ou subjetivos quanto à linguagem.
Emotiva ou expressiva
A função emotiva, como o próprio nome sugere, é quando a linguagem é utilizada com o intuito de transmitir emoções, sentimentos e percepções subjetivas por meio da própria opinião do emissor.
Dessa forma, textos desse tipo são apresentados na primeira pessoa, sendo caracterizado também pelo caráter pessoal adotado nas Funções da linguagem.
Ex.: textos poéticos, cartas, diários etc.
Poética
Esta é a função de linguagem observada nas obras literárias, sendo utilizado um sentido conotativo no emprego da palavra. Nesse tipo de texto, a preocupação do emissor/autor é fazer com que a mensagem seja transmitida a partir da escolha de palavras, figuras de linguagem, expressões etc.
Essa forma de comunicação também é muito utilizada na publicidade e até mesmo em expressões do dia a dia, tais como músicas, provérbios, anedotas, metáforas, trocadilhos etc.
Fática
Trata-se de uma das funções da linguagem que tem como principal objetivo interromper, estabelecer ou prolongar a comunicação de uma forma que a relação entre o emissor e o receptor da mensagem seja o mais importante.
Consiste na função usada nas saudações, expressões de cumprimento, conversas ao telefone, diálogos etc.
Exemplo:
– Alô! Como você está?
– Tudo bem, e você?
– Vamos ao shopping hoje?
– Sim, adoraria. Ligo daqui a pouco para confirmar o horário.
Conativa ou apelativa
Essa função tem como principal característica uma linguagem persuasiva que tem por objetivo influenciar ou convencer o leitor. Assim, trata-se de uma função bastante usada na publicidade, propagandas, discursos políticos etc.
Esse tipo de texto se caracteriza também pelo uso de verbos no imperativo e do vocativo, sendo elaborado em segunda ou terceira pessoa.
Exemplos:
“Não perca esta promoção!”
“Vote em mim!”
Metalinguística
Consiste em uma função da linguagem que se refere a ela mesma, ou seja, o emissor explica um código usando o próprio código. Essa linguagem é observada em dicionários, textos gramaticais etc.
Exemplos:
Dicionários – Verbetes que explicam a própria palavra mencionada;
Filme – Um filme que trata a respeito de como surgiram os filmes ou a história do cinema
Explicação: