A política florestal de um país é constituída por um conjunto de ações ou medidas adotadaspelo Estado para garantir à coletividade o direito sobre as florestas em função das múltiplasfunções ou valores que estas oferecem ou têm condições de oferecer à população. As florestas têmpapéis importantíssimos para a população e para o planeta como um todo, havendo, portanto, anecessidade de uma política florestal para garantir cobertura florestal adequada ao país, proteçãoà água, ao solo, ao clima, entre outros. Há uma demanda cada vez maior da sociedade porprodutos madeireiros, não-madeireiros e para o uso da floresta para outros fins sociais. Em funçãoda alta demanda agrícola, pecuária e industrial, há uma forte pressão sobre o setor para amudança do uso do solo.Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador,A) em relação aos avanços da política florestal brasileira, mencione três marcos históricos a partir do Brasil Colônia.B) cite três formas de adequar a política florestal brasileira às demandas de produção do próprio setor florestal e desetores como o agrícola, o pecuário e o industrial, sem perder o foco da sustentabilidade e da coletividade.
#ENADE
Respostas
A) em relação aos avanços da política florestal brasileira, mencione três marcos históricos a partir do Brasil Colônia.
A primeira política florestal do Brasil data já de 1605, no início do período colonial, com a instituição do Regimento do Pau-Brasil, com o objetivo de assegurar a proteção das florestas, em especial as que mantinham reservas da tão desejada planta, o Pau-Brasil.
Em 1916 o Código Civil Brasileiro passa a organizar diversas legislações que dão conta da proteção do meio ambiente, partindo de um ponto de vista mais ligado ao pensamento patrimonial e individualista.
O Código Florestal e o Código das Águas foi sancionado em 1934, garantindo uma série de proteções legais ao meio ambiente, instituindo a base para a legislação ambiental brasileira.
B) cite três formas de adequar a política florestal brasileira às demandas de produção do próprio setor florestal e de setores como o agrícola, o pecuário e o industrial, sem perder o foco da sustentabilidade e da coletividade.
Uma primeira forma se dá pelo estudo, por uma equipe de especialistas capacitados, a respeito das necessidades contemporâneas e futuras da proteção das florestas.
Uma segunda forma se daria pela reunião dos indivíduos interessados na exploração dos recursos natruais com aqueles que são responsáveis por sua proteção. Dessa reunião pautas comuns deveriam surgir, o que poderia beneficiar a proteção do meio ambiente.
Uma terceira forma seria realizar uma grande operação de fiscalização, para averiguar o estado atual da destruição ambiental, e também impedir a realização de extrações ilegais.
Estas três formas funcionariam bem se fossem tomadas juntas.