O princípio que de entrada estabelecemos que deviaobservar-se em todas as circunstâncias, quando fundamosa cidade, esse princípio é, segundo me parece, ou ele ouuma das suas formas, a justiça. Ora nós estabelecemos,segundo suponho, e repetimo-lo muitas vezes, se bem telembras, que cada um deve ocupar-se de uma função nacidade, aquela para a qual a sua natureza é maisadequada.Platão. A República. Fundação Calouste Gulbenkian.No trecho apresentado acima, faz-se referência à justiça,na concepção platônica. Assinale a opção que contém aproposição verdadeira que sustenta o argumento usado porPlatão para definir e justificar tal concepção.A A igualdade natural predispõe o ser humano para ajustiça e para o bem comum.B Compartilhar tarefas e habilidades com nossossemelhantes é a base natural de uma cidade justa.C A execução da função própria é uma exigência dasconvenções políticas como instrumentos jurídicos paraa fundação das cidades.D O ato de cada um fazer o que lhe é mais adequado pornatureza é necessário para a formação de uma cidadejusta.E O interesse pessoal de cada um conduz naturalmenteà implementação da justiça na cidade.
#ENADE
Respostas
Platão desenvolveu uma espécie de guia de orientações para a fundamentação de uma cidade justa e harmônica. Ele reuniu estas informações no livro que denominamos República. Na Repúbliuca, além de orientações gerais sobre o governo e aformação demográfica da populaçào desta cidade perfeita, podemos observar que ele entende que cada cidadão deverá, neste contexto, realizar aquilo que está associado a ele mesmo por natureza.
D. O ato de cada um fazer o que lhe é mais adequado por natureza é necessário para a formação de uma cidade justa.
Há em Platão, portanto, uma noção equivocada sobre a construção biológica dos seres humanos. Embora existam algumas distinções qeu façam, realmente, alguns indivíduos serem melhores em certas coisas, na médida, a maior parte dos indivíduos é semelhante em suas capacidades, o que impediria uma divisão como a que ele propõe.