) A mobilidade urbana, isto é, as condições oferecidas pelas cidades para garantir a livre circulação de pessoas entre as suas diferentes áreas, é um dos maiores desafios na atualidade, tanto para o Brasil, quanto para outros países. O crescente número de veículos individuais promove o inchaço do trânsito, dificultando a locomoção ao longo das áreas das grandes cidades, principalmente nas regiões que concentram a maior parte dos serviços e empregos. O Brasil, atualmente, vive um drama a respeito dessa questão. A melhoria da renda da população de classe média e baixa, os incentivos promovidos pelo Governo Federal para o mercado automobilístico (como a redução do IPI) e a baixa qualidade do transporte público contribuíram para o aumento do número de carros no trânsito. Com isso, tornaram-se ainda mais constantes os problemas com engarrafamentos, lentidão, estresse e outros, um elemento presente até mesmo em cidades e localidades que não sofriam com essa questão. Outro fator que contribui para aumentar o problema da falta de mobilidade urbana no Brasil é a herança histórica da política rodoviarista do país, que gerou um acúmulo nos investimentos para esse tipo de transporte em detrimento de outras formas de locomoção. Com isso, aumentou-se também a presença de veículos pesados, como os caminhões, o que dificulta ainda mais a fluidez do trânsito no Brasil. A cidade de São Paulo é uma das que mais sofrem com esse problema. Em média, o paulistano pode passar até 45 dias do ano no trânsito, algo impensável para quem deseja uma melhor qualidade de vida no âmbito das cidades. Tendo como base o texto acima, sobre mobilidade urbana, elabore uma resposta de 10 a 15 linhas, contemplando os seguintes aspectos: - Duas causas que dificultam a mobilidade urbana e suas consequências para a vida das pessoas. - Duas ações de intervenções, públicas ou privadas, que podem contribuir para melhorar a mobilidade urbana em grandes centros, promovendo um crescimento sustentável.
Respostas
respondido por:
6
Dentre duas causas que dificultam a mobilidade urbana, pode-se citar:
- grande número de veículos;
- altos preços de combustíveis.
As consequências dessas causas fazem com que se gere congestionamento de veículos e tiram a acessibilidade financeira em relação a aquisição de combustível, o que dificultam a mobilidade urbana.
Dentre duas ações de intervenções, públicas ou privadas, que podem contribuir para melhorar a mobilidade urbana em grandes centros, promovendo um crescimento sustentável, pode-se citar:
- realização de rodízios de veículos;
- retirar determinados impostos para baixar o preço do combustível.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás