Um fenômeno difundido intensamente no contexto das tecnologias e ferramentas de comunicação digitais são as chamadas “fake news”, termo em inglês que se refere à informações falasas. De acordo com uma entrevista concedida por Eugênio Bucci, professor da Escola de Comunicação e Artes, da USP:
“Quem diz que as fake news não são novidade porque a mentira existe na política desde sempre está incorrendo em um equívoco. A mentira existe e existirá enquanto houver humanidade. Mas as fake news constituem uma modalidade de produção da mentira que não tem a ver com o que se passava antes. (...) A mentira presente nas fake news é industrialmente produzida, a despeito da opinião política daquele que a fabrica. (...) As fake news são a produção e a difusão de mentiras, ou de verdades forçadas, em uma determinada era de fabricação de valor na indústria do imaginário, onde estão as redes sociais, onde está toda a cultura digital...” (BUCCI, Eugênio. Como as fake news podem afetar o destino da democracia (Entrevista concedida). Caderno Globo,n. 13, Entre Dados, set. de 2018, p. 63. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2020).
Respostas
Apesar de você ter esquecido de colocar o restante da pergunta, deixarei algumas considerações importantes que podem te ajudar na resolução dela.
O fenômeno das fake news ocorre por conta da facilidade e agilidade na transmissão de informações, seja pelas redes sociais online ou nos aplicativos de mensagens instantâneas.
Lamentavelmente, muitos sites de notícias e/ou pessoas com más intenções publicam fake news (notícias falsas) com o objetivo de causar alarmismo social e ganhar audiência em suas páginas.
Por fim, cabe ao leitor verificar (em sites confiáveis) se uma notícia recebida em um grupo, por exemplo, é verdadeira ou falsa.
Espero ter ajudado. :)
Resposta:
As fake news, enquanto criação e propagação de falsas informações, têm a particularidade de se caracterizar pela produção de mentiras industrialmente
segundo AVA
Explicação: