Considerando o estudo científico observe as informações a seguir:
O estresse é um fenômeno multifacetado e global com efeito marcado na saúde pública nesta era moderna. Todas as causas de mudança na rotina diária podem levar ao estresse. Jovens em particular, são constantemente submetidos a grandes cargas de estresse causados principalmente pela expectativa sobre a carreira acadêmica, mudanças comportamentais, má nutrição, estilo de vida sedentário, problemas econômicos, prospecções futuras, problemas ligados aos valores sociais, expectativa pessoal, assim como, expectativa de familiares e amigos.
[...]
Nos último 25 anos, o yoga tem sido alvo de muitos estudos para influenciar positivamente a saúde e qualidade de vida, ao invés de apenas as influências espirituais. A influência do yoga nos âmbito da saúde vem de um complexo de alterações pertinentes da atividade simpática no sistema nervoso central, que é antagonista no sistema neuromuscular, pela estimulação do sistema límbico (prazer e dor) e ativação da atividade parassimpática apresentando potencial impacto no controle neuronal.
[...]
Inquéritos relacionados ao estresse são muito comuns na pesquisa clinica para investigar distúrbios e problemas relacionados a saúde. Eles apresentam índices (valores arbitrários) que representam indiretamente o nível de estresse de um indivíduo em formato de score, e quanto maior for o índice encontrado maiores são os níveis de estresse, ansiedade, entre outros.
[...]
Considerando as informações acima, avalie o quadro a seguir que apresenta os resultados das avaliações dos inquéritos de estresse percebido e traço de ansiedade aplicados em dois grupos de jovens (praticantes e não praticantes de yoga), antes e depois uma intervenção de dois meses da modalidade.
Quadro 1: Comparação entre os níveis de estresse e ansiedade antes e após a intervenção com yoga por 2 meses.
Grupo Sem Yoga
Grupo Com Yoga
Escala de Estresse Percebido (Antes)
26.62
27.38
Escala de Estresse Percebido (Depois)
26.57
22.43
Estado e traço de ansiedade (Antes)
45.68
46.25
Estado e traço de ansiedade (Depois)
46.86
43.40
Adaptado de: YÜCE, G. E.; MUZ, G. Effect of yoga-based physical activity on perceived stress, anxiety, and quality of life in young adults. Perspectives in Psychiatric Care. v. 1, n. 1, p. 1-8, 2020.
Compreendendo a complexidade da prática do yoga para o controle sistêmico, iniciando pelos seus papéis no sistema nervoso central e de como isso pode impactar nos níveis de estresse de jovens. Analise o quadro a seguir sobre um caso clínico da intervenção de yoga em jovens e descreva quais os resultados encontrados pelos investigadores após a intervenção.
Respostas
O Yoga promove de fato um melhoramento nos níveis de estresse e ansiedade (isso é, uma diminuição dos níveis) desse modo , é bastante interessante de ser praticado.
O desenvolvimento social muitas vezes é algo bastante estressante e problemático, por esse motivo, é interessante observarmos a importância de termos uma válvula de escape, algo para relaxarmos verdadeiramente, um exemplo é a prática do Yoga.
O estresse está muitas vezes ligados à exercícios repetitivos ou ao uso de maneira estressante de nossa mente, como por exemplo, através de discussões, muito barulho, trânsito, pressa.
Esses problemas não estão presentes na prática do Yoga, o que é muito importante para uma diminuição nos níveis de estresse e ansiedade.
Há uma clara diminuição nos níveis de estresse e ansiedade dos praticantes (mostrado no quadro) o que nos mostra a importância da prática do Yoga. Assim, numa sociedade tão estressante, essa é uma boa alternativa para a diminuição dos níveis de estresse .
Resposta:
A prática do Yoga promove o autoconhecimento, a melhora da autoestima e o gerenciamento da ansiedade e estresse, assim como a favorece suas relações externas. Observamos no quadro uma diminuição nos níveis de estresse e ansiedade pelo grupo que praticou Yoga, logo chegamos à conclusão de seus inúmeros benefícios para uma melhor qualidade de vida.
Explicação: