2) Leia a citação a seguir do autor Bondia(2002, p. 24) sobre o tempo e a experiência:
[...]A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. Não o que se passa, não o que acontece, ou o que toca[...] Mas a experiência, enquanto possibilidade de que algo nos aconteça ou nos toque, requer um gesto de interrupção, um gesto quase impossível nos tempos que correm: requer parar para pensar, parar para olhar, parar para escutar, pensar mais devagar, olhar mais devagar e escutar mais devagar; parar para sentir, sentir mais devagar, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião, suspender o juízo, suspender a vontade, suspender o automatismo da ação, cultivar a atenção e a delicadeza, abrir os olhos e os ouvidos, falar sobre o que nos acontece, aprender a lentidão, escutar os outros, cultivar a arte do encontro, calar muito, ter paciência e dar-se tempo e espaço.
(Fonte: BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 2002, n. 19, p. 20-28)
Na citação acima o autor Jorge Larossa Bondia se preocupa com o problema do tempo no mundo contemporâneo e reflete especificamente a um tipo de tempo e o relaciona a experiência do professor. Assinale a seguir "o tempo", a que o autor se refere:
Alternativas:
a) tempo cronológico.
b) tempo biológico.
c) tempo de aprendizagem do aluno.
d) "tempo vivido" pelo professor com experiências reais e significativas.
e) tempo do currículo escolar.
Respostas
A resposta correta é a letra D) "tempo vivido" pelo professor com experiências reais e significativas.
A experiência tende a se tornar cada vez mais rapa, pois com ela vem a falta de tempo. Tudo o que se passa tende a passar demasiadamente rápida, cada vez mais depressa.
O acontecimento nos é dado na forma de choque, de estímulo, da sensação pura, na forma de vivência.
A velocidade com que nos são dados os acontecimentos e também a obsessão pelo novo, caracteriza o mundo moderno e impede a conexão significativa entre os acontecimentos.
Bons estudos!
1- A - depende das condições - a família – escola.
2- D - "tempo vivido" pelo professor com experiências reais e significativas.
3- E - V – V – F
4- C - I, II, III e IV estão corretas.
5- E - I, II e III estão corretas.
Resposta:
d) "tempo vivido" pelo professor com experiências reais e significativas.
Explicação:
Olá , tudo bem?
O autor fala do tempo vivido com experiências reais e significativas. Por isso é preciso de um tempo devagar para pensar, sentir, demorar-se nos detalhes, aprender a lentidão.
Com isto se cria a experiência que, num mundo ultra-rápido, não se constrói pois não há tempo de ser digerida.
A experiência necessita de reflexão.
Quer saber mais? acesse aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/2156071
Sucesso nos estudos!!!