Fale sobre o processo de colonização do continente africano e suas consequências para a geopolítica da região.
Respostas
Nas sociedades africanas, desde povos com hábitos migratórios até os grandes e poderosos impérios, quase todos utilizavam escravos.
Entretanto, foi a partir do século 15, que a escravidão que existia como fenômeno social africano, foi transformada em um sistema econômico escravista, com a instituição do tráfico “negreiro” de escravos africanos, explorado pelos países europeus, tais como Portugal, Espanha, Inglaterra e Holanda, principalmente para mão de obra em suas colonias ultramarinas.
Com o avanço do capitalismo industrial no século XIX, as potências europeias buscaram novos meios para o crescimento de suas economias e o fortalecimento do sistema de produção.
Assim, a Conferência de Berlim em 1884 e 1885 com a participação de Itália, França, Grã-Bretanha, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Império Otomano (atual Turquia), Portugal, Bélgica, Holanda, Suécia, Rússia e Império Austro- Húngaro (atuais Áustria e Hungria), estabeleceu e oficializou o domínio da África que antes era de posse dos chefes das tribos locais.
A partilha da África desconfigurou todo o continente, acirrando a competição entre as potências, através de um sistema de dominação quase sempre violenta, separando etnias, explorando recursos naturais e culturais.
Embora hoje, através do processo de descolonização, muitos países adquiriram sua autonomia política, é inegável o efeito devastador, produzido em toda a cultura e economia africana.
Bons estudos!