Respostas
Resposta:
Eucarionte é um ser unicelular ou pluricelular que possui carioteca (membrana nuclear), ou seja, o seu núcleo celular é separado do citoplasma por uma membrana, diferentemente dos procariontes, que não possuem carioteca.
A palavra "eucarionte" é formada pelos termos gregos eu = "verdadeiro" + káryon = "núcleo".
Os protozoários, as algas, os fungos, os vegetais e os animais são exemplos de seres eucariontes, cujo tamanho das células varia entre 10 e 100 µm.
Explicação:
As células eucariontes possuem duas partes bem distintas: o citoplasma e o núcleo, entre os quais as moléculas circulam em ambos os sentidos.
Apresentam uma estrutura bem mais complexa que as células procariontes, além de serem maiores. A característica mais importante das células eucariontes é a sua riqueza em membranas.
Quando presente, a parede celular é quimicamente simples (plantas e fungos). Os ribiossomos estão distribuídos no retículo endoplasmático, na mitocôndria e no cloroplasto.
O glicocálice, uma zona rica em carboidratos na superfície das células, está presente nas células eucariontes animais.
O DNA dos eucariontes apresenta cromossomos múltiplos, é linear e com histona. Utilizam a meiose e a mitose como formas de divisão celular.
Resposta:
Eucarionte é um ser unicelular ou pluricelular que possui carioteca (membrana nuclear), ou seja, o seu núcleo celular é separado do citoplasma por uma membrana, diferentemente dos procariontes, que não possuem carioteca. ... A característica mais importante das células eucariontes é a sua riqueza em membranas.
Ex: Os protozoários, as algas, os fungos, os vegetais e os animais são exemplos de seres eucariontes, cujo tamanho das células varia entre 10 e 100 µm. As células eucariontes possuem duas partes bem distintas: o citoplasma e o núcleo, entre os quais as moléculas circulam em ambos os sentidos.