• Matéria: Pedagogia
  • Autor: hanallyaugusto
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia:
De acordo com Telma Weisz (2002) muitas crianças não tem acesso a um ambiente letrado e apresentam desvantagens em relação ao aprendizado da escrita, ao contrário daquelas, que convivem em um ambiente alfabetizador, ou seja, rico de estímulos relacionados à alfabetização e o letramento. Por isso, para a autora o processo de ensino e aprendizagem da língua escrita implica considerar várias estratégias, dentre elas, o trabalho com gêneros textuais. (Fonte: ANDRADE, C. Entrevista com Telma Weisz sobre alfabetização inicial. Revista Nova Escola. Março, 2009.)
Assinale a alternativa correta sobre como deve ser o trabalho com gêneros textuais:
a)
Variar os gêneros textuais é importante, mas não é uma ideia mecânica. Quando se introduz um gênero novo, é preciso ter um sentido para isso e a seleção do texto deve ser em função daquilo que a turma pode aprender.

b)
Utilizar-se de diferentes gêneros não permitem abrir um leque de possibilidades de leitura, pois a criança que ainda não tem domínio da leitura nem vai perceber essa diferença.

c)
Oferecer o discurso escrito em suas diversas formas não ajuda em nada no processo de alfabetização.

d)
A variedade dos gêneros textuais pode ser utilizada de qualquer forma e não é preciso ser selecionada em função daquilo que a turma pode aprender.

e)
No processo de alfabetização não se deve utilizar uma variedade de materiais de leitura, mas apenas um gênero textual e o livro é o mais efetivo.

Respostas

respondido por: rayanalopes41
28

Resposta:

letra A

Explicação:


alinepedagogica: a.b.b.e.b av1
respondido por: Matheusieti
13

A alternativa A está correta.

A alfabetização e o letramento tem uma grande importância na promoção da formação do aluno e no entendimento dos gêneros textuais tanto para o mercado de trabalho após sua conclusão escolar, quanto para a socialização.

Além disso, ela está presente na língua portuguesa, a qual os indivíduos irão se comunicar com a sociedade, fortalecendo assim suas condições de comunicação, jamais inferior aos demais, apenas diferente, merecendo o respeito e a empatia dos demais.

Perguntas similares