ESTOU ME MATANDO PARA FAZER MAS NAO CONSIGO ME AJUDEM !!!!
TEXTO :
Na breve transição entre a vida e o além-túmulo, o antigo egípcio era preparado para a eternidade por uma complexa liturgia fúnebre (ritual para mortos ). Centralizava-se esta em torno do ritual do embalsamento que, de acordo com Heródoto (historiador grego ), podia levar 70 dias para se completar, caso o morto fosse pessoa posses. Para o pobre, um dia ou dois bastavam. Desde que o espírito do morto habitaria o corpo, os embalsamadores procuravam preservar para a eternidade os restos mortais.
Par conseguir isso, usavam compostos de sais, especiarias e resinas a fim de conservar e secar o corpo numa múmia ressecada, que depois enchiam e enrolavam com chamas de linho finamente tecido. Restituída à família - muitas vezes aumentada pelas carpideiras profissionais - a múmia era submetida à simbólica cerimônia da Abertura da Boca . Preparado para comer, beber e falar de novo, o morto estava afinal pronto para o túmulo .
pergunta :
O processo de embalsamento evidencia o aspecto desigual da sociedade egípcia. Justifique essa afirmação, com base as informações do texto.
me ajudem
Respostas
respondido por:
12
O embalsamento era exclusivo das classes ricas como faraó, sacerdotes e altos funcionários do Egito. Mas com o tempo, ele foi estendido aos demais egípcios, porém nem todos tinham acesso ao tratamento completo, pois o processo que garantia a preservação por longo tempo custava muito caro. A sociedade egípcia era hierarquizada, ou seja, apresentava diferentes grupos sociais, que iam dos mais pobres aos mais submissos, por isso podemos concluir que a desigualdade social era extrema no Egito.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás