O fragmento aponta a Alemanha e o Kaiser Guilherme como possíveis "vilões" da Primeira Guerra. Considerando o que você estudou, indicar a Alemanha e o Kaiser como vilões ou culpados desse conflito é coerente com os fatos ocorridos antes da Primeira Guerra?
Respostas
A ideia de que a Alemanha e o Kaiser (Imperador) foram os "vilões" da Primeira Guerra não é algo que se adeque aos fatos históricos, sendo antes uma forma distorcida dos vencedores da guerra justificarem as cobranças que faziam aos derrotados.
Não foi a Alemanha que deu início ao conflito, não foram os alemães os responsáveis pelo maior número de mortes (na Primeira Guerra, na Segunda de fato foram os responsáveis) e nem foram os alemães os que mais estavam interessados na guerra.
Resposta:
Diversos países europeus “queriam” a guerra e a alimentaram porque viam no conflito uma possibilidade de afirmar sua superioridade, destruir concorrentes e conquistar novos mercados. A Alemanha foi um desses países – mas não o único – que promoveu esta situação.
Explicação
PLURALL