• Matéria: Português
  • Autor: gilmaralvesnunes
  • Perguntado 7 anos atrás

No romance, o escritor j.j. Veiga parte de um fato que efetivamente ocorreu para criar sua narrativa: reconstituindo os momentos finais da guerra de canudos, a história transformada e o líder dos revoltosos Antônio conselheiro não é assassinado pelas tropas do exército da República mas sim escapa com um pequeno grupo de fiéis.

a) que elemento presente no início da narrativa indica uma articulação entre o fato histórico real e a ficção?

b) no trecho o narrador do romance assume qual ponto de vista em relação aos fatos?

c) localize o termo usado pelo narrador para nomear a tropa do exército que lutou contra os seguidores de Antônio conselheiro. Essa maneira de nomear os adversários indica o que no contexto da batalha de Canudos?

d) imagem de uma ocasião o narrador chama os seguidores de Antônio conselheiro que ficaram no campo de batalha de guerreiros a essa designação pode ser atribuir um sentido positivo ou negativo na romance? Justifique sua resposta.

Anexos:

Respostas

respondido por: makmorales
42

a. O líder de Canudos Antônio Conselheiro ainda continuar vivo é o elemento presente no início da narrativa é que é responsável por indicar uma articulação entre o fato histórico real e a ficção. Ocorre que ele foii capturado e executado.

b. O narrador do romance assume o ponto de vista dos retirantes de Canudos em relação aos fatos.

c. "Federais" é o termo usado pelo narrador para nomear a tropa do exército que lutou contra os seguidores de Antônio conselheiro.

d. Atribui-se um significado positivo ao termo guerreiros usado para referir-se aos que ficaram para lutar contra o exército.

Abraços!

Perguntas similares