1) Vygotsky, ao tratar o meio social em que a criança está inserida defende a compensação social - conceito que contribui para a defesa de que a deficiência intelectual não deve ser classificada por níveis, considerando a capacidade do ser humano de evoluir, ou não, a partir do contexto e das relações sociais estabelecidas. Tendo como base o trecho acima, avalie as assertivas e a relação proposta entre elas. I. A inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino regular, demanda da escola a adaptação de suas práticas, objetivando propiciar a aprendizagem e a socialização de todos os alunos. Porque II. A pessoa com deficiência intelectual pode modificar seu estado a partir de estímulos externos e ampliar a sua capacidade já desenvolvida, com construções cognitivas e compreensão da relação com o outro. Assinale a alternativa correta. Selecione uma alternativa: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa da I. c) A asserção I é verdadeira e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Ambas estão corretas.
A base para as reflexões de Vygotsky está na contribuição do meio para o indivíduo.
A pesquisa introduzida por Vygotsky no campo singular, pode ser evidenciada a partir da Zona de Desenvolvimento Proximal, conceito este, que foi elaborado com o intuito de definir o aprendizado e desenvolvimento do indivíduo para solucionar circunstâncias cotidianas sem auxílio de outros indivíduos.
Ele também desenvolve a Zona de Desenvolvimento real e o nível de Desenvolvimento Potencial, conceito que o define como um nível intermediário entre o Desenvolvimento Real e o Potencial, sendo evidenciado pela interação social do aluno com outros indivíduos mais experientes.
Resposta:
A
Explicação:
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.