Respostas
12- A pinha corresponde ao estróbilo feminino (uma "flor primitiva") das plantas gimnospermas; ela é a estrutura portadora dos óvulos. O pinhão é a semente (no caso, do pinheiro-do-paraná), produto de cada óvulo fecundado.
13- Nas plantas fanerógamas (gimnospermas e angiospermas), a reprodução sexuada forma sementes. Nessas estruturas, o embrião fica protegido por uma "capa" resistente à desidratação e conta com o endosperma para sua nutrição ao germinar. Já as plantas briófitas (musgos) e pteridófitas (samambaias e avencas) se reproduzem por esporos (estruturas que contém os gametas e que precisam da umidade para entrarem em fecundação).
14- As angiospermas se caracterizam pela produção de flores, estruturas formadas por carpelos (pétalas e sépalas) com nectários em seu interior. Esses nectários acumulam líquidos açucarados (o açúcar foi produzido na fotossíntese) o que atrai insetos, pássaros e até morcegos que auxiliam na transferência do pólen (que contém gametas masculinos) de uma flor para outra, da mesma espécie, permitindo a polinização cruzada. As cores e odores característicos de muitas flores também tem a finalidade de atrair esses animais agentes de polinização.
Espero ter ajudado.