Respostas
Explicação:
A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve-se manter a calma. Além disso,certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você. Não se esqueça que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.
Primeiros socorros são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados à uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba assistência definitiva.
Devemos prestar primeiros socorros sempre que a vítima não esteja em condições de cuidar de si própria.
Verificar:
- A vítima está respirando? Pode-se verificar se a vítima está respirando através da observação de movimentos do tórax durante inspirações e expirações, observando se as asas do nariz se movimentam e encostando a face diante do nariz da pessoa, para escutar e sentir na face se a pessoa está respirando. Caso não respire, aplique respiração artificial.LINQUE COM DADOS DE RESPIRAçÃO
- O coração da vítima está batendo? Se não sentir o pulso da vítima, aplique a reanimação cardiopulmonar FAZER CONEXAO COM DADOS DE REANIMAçAO CARDO PULMONAR. O pulso que deve ser avaliado nestes casos é o carotídeo, que encontra-se na região anterior do pescoço.
- A vítima está inconsciente?
- A vítima está sangrando muito? Estanque o sangramento com compressão inicial LINQUE COM ESTES DADOS.
- A vítima está em choque? A vítima apresenta sensação de sede intensa, extremidades frias e pálidas, sudorese fria. Aqueça o paciente com cobertores e procure atendimento médico emergencial o mais rápido possível. LINQUE COM CHOQUE
Regras básicas de primeiros socorros:
- Manter a calma. Afastar os curiosos e agir com rapidez e segurança.
- Colocar a vítima deitada de costas, com a cabeça ao nível do corpo, se o rosto começar a ficar congestionado conservar a cabeça levantada colocando um pano embaixo. Sempre que for movimentar a vítima ter certeza de que não apresenta nenhuma lesão cervical ou óssea, pois neste caso a movimentação pode piorar o quadro ao contrário de ajudar. É importante saber como movimentar o paciente, sempre atuando em mais de uma pessoa, uma segurando firmemente o pescoço e quando girar o paciente, fazendo em bloco único, todo o corpo no mesmo eixo.
- Se tiver vômitos, voltar a cabeça da vítima delicadamente para um dos lados, isso evita que o vômito chegue até os pulmões.
- Se tiver inconsciente, retirar dentadura, comida, lama ou outros objetos da boca; manter a língua do acidentado esticada para evitar a sufocação colocando um pano dobrado na nuca.
- Desapertar as roupas e tirar sapatos, cintos, gravatas ou qualquer outra coisa que possa prejudicar a circulação.
- Não remover a vítima enquanto não tiver uma idéia precisa da natureza e extensão dos seus ferimentos e sem, antes, prestar os primeiros socorros.
- Evitar fazer a vítima sentar ou levantar.
- Verificar o estado da vítima, remover a roupa que for preciso, até rasgando-a ou cortando-a; sempre com cuidado, se a vítima estiver consciente, perguntar o que ela sente; se houver hemorragias ou parada respiratória agir com a maior urgência.
- Não tentar dar de beber a pessoa que estiver inconsciente.
- Nunca dar bebidas alcoólicas para beber.
- Em caso de suspeita de fratura ou luxação, não fazer massagem, nem mudar a posição da vítima; imobilizar o local atingido na posição lateral, se a fratura foi na coluna, transportar a vítima em leito rígido.
- Em caso de queimadura não aplicar óleo, pasta de dente ou qualquer outra coisa.
- Não mexer em ferimentos com sangue já coagulado.
- Acalmar a vítima e não deixá-la ver os ferimentos.
Medidas importantes:
- Evitar hemorragias
- Manter a respiração
- Proteger as áreas queimadas
- Transportar com cuidado
- Manter os ossos fraturados mais próximo da posição natural
- Inspirar confiança
- Evitar pânico
Procurando socorro:
- Manter a calma
- Chame uma ambulância
- Informe sua localização exata
- Explique à telefonista a natureza da emergência
- Somente em último caso deixe a vítima sozinha