1)
Leia o trecho:
A abordagem da deficiência caminhou de um modelo médico, no qual a deficiência é entendida como uma limitação do indivíduo, para um modelo social e mais abrangente, que compreende a deficiência como resultado das limitações e estruturas do corpo, mas também da influência de fatores sociais e ambientais do meio no qual está inserida. Nesta nova abordagem, utiliza-se como ferramenta a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF/OMS), no âmbito da avaliação biopsicossocial. Diante desse contexto, houve uma mudança conceitual de deficiência estabelecida pela Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, proclamada pela ONU em 2006.
Fonte: Disponível em: < http://www.pcd.mppr.mp.br/pagina-41.html > Acesso em 05 fev. 2020.
Sobre a definição de deficiência, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.
PORQUE
II. Em interação com diversas barreiras, podem obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições falsas.
b)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Respostas
Resposta:
Conforme o material estudado: Letra D
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
e) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A inclusão é um tema bastante relevante na nossa sociedade e que merece destaque. A educação especial tomou outras proporções com a criação de resoluções que atendessem esses públicos.
As escolas precisaram realizar o atendimento especializado, fazendo um planejamento para que esses alunos consigam aprender e ter o conhecimento.
Dessa forma, foram criados a Política Nacional, que garante o acesso, a participação e aprendizagem dos alunos com deficiência.
Portanto as pessoas com deficiência, seja física, visual, intelectual ou sensorial têm o direito à educação.
A resolução CNE/CEB nº2/2001 já aborda que todos esses alunos devem ser matriculados e é papel da escola se organizar para atendê-los.
Abraços!