• Matéria: ENEM
  • Autor: junioralvea8310
  • Perguntado 7 anos atrás

Em 1994, Manuel Correa de Andrade escreveu acerca doprocesso de globalização: "o contexto da universalidadedos problemas e da mobilidade das transformações forçaráo geógrafo a pensar com mais rapidez e dinamismo; aprocurar adaptar e readaptar o seu pensamento e a suareflexão cada vez que houver um desafio; a repensar a suaformação filosófica, epistemológica e ideológica e procuraratuar de forma menos corporativa, mais interdisciplinar."Não corrobora com esse pensamento a idéia de queA a geografia não poderá realizar sua tarefa somentecom descrições, mas terá de realizar um esforço decomparações e de generalizações que lhe permitaconcluir a respeito da globalização.B a geografia manterá o status de ciência interdisciplinarcaso adote, na análise ambiental, uma abordagemgeossistêmica.C a geografia dos naturalistas e funcionalistas deverápassar por uma modernização inegável, tornando-semais preparada para interpretar a complexidade doespaço geográfico.D a geografia da racionalidade científica dominará ocenário das pesquisas, subvertendo a noção expressapela relação homem-meio da geografia tradicional.E o estudo da geografia deverá optar pela compreensãoda complexidade do espaço a fim de equilibrardialeticamente a especialização com a generalidade.

#ENADE

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
6

D. a geografia da racionalidade científica dominará o  cenário das pesquisas, subvertendo a noção expressa  pela relação homem-meio da geografia tradicional.

A geografia tradicional estava atrelada a ciência que estudava teorias voltadas somente para a natureza, esquecendo a questão social. Por isso também era chamada de burguesa, pois visava os interesses burgueses.

Por sua vez, a geografia crítica foi criada para romper com o tradicionalismo, na qual a ciência deve atuar de forma crítica a respeito da sociedade capitalista.

Dessa forma Manuel Correa de Andrade acredita em uma geografia que possa ser universal, que seja interdisciplinar.

Abraços!

Perguntas similares