• Matéria: ENEM
  • Autor: amandavds6715
  • Perguntado 7 anos atrás

Hoje, há uma crescente segmentação territorial das etapas do trabalho, intensificando-se as trocase relações entre regiões. Esses intercâmbios freqüentes e espessos não são obrigatoriamente entre áreascontíguas. Ao longo do tempo, cada lugar é alvo de sucessivas divisões do trabalho. Mas esse lugar, visto emum corte temporal, isto é, em um momento dado, acolhe simultaneamente várias divisões do trabalho. Comoessas não se realizam independentemente dos fluxos, sobrepõem-se nele também diversos circuitos deprodução.SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 143-44 (com adaptações).Uma grande corporação multifuncional e multilocacional possui, no que se refere à sua espacialidade,não apenas diversas localizações, mas também intensas e complexas interações espaciais, envolvendo, deum lado, suas próprias localizações e, de outro, numerosas empresas e grupos. Em outras palavras, o espaçode atuação de uma grande corporação constitui um meio vital para sua existência e reprodução ampliada.Esse espaço é, por outro lado, submetido à ação da corporação, sendo diferencialmente alterado em suasdimensões e conteúdos social e econômico.CORREA, Roberto Lobato. Estudos sobre a rede urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006, p. 163 (com adaptações).Considerando os fragmentos de texto e as figuras acima apresentados, redija um texto dissertativo, analisando a dinâmicaeconômica e as novas territorialidades relacionadas à atividade econômica a que se referem os quadros.

#ENADE

Anexos:

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
0

As novas territorialidades estão relacionadas ao grande poder econômico das empresas. Hoje nota-se que grandes corporações são responsáveis pelo capital.

A partir disso, a sociedade começa a ter novos fluxos e redes, as mãos de obra sofrem alterações. Atualmente é possível notar a crescente de trabalhos informais, atrelados a mão de obra barata.

Muitas empresas estão contratando pessoas jurídicas com o intuito de pagar menos impostos. Muitas pessoas também resolveram empreender já que não têm emprego.

As novas territorialidades podem ser observados a partir do uso da mão de obra infantil, o que traz impacto direto para a vida dessas crianças e para a sociedade como um todo.

Abraços!

Perguntas similares