Em sua obra História, Heródoto (484-425 a.C.) narra asGuerras Médicas e menciona as inóspitas e longínquasterras da Cítia, atual Ucrânia. Segundo Heródoto,A leste (...) chega-se ao território dos citas nômades, que nadasemeiam e não lavram terra alguma. Todo aquele território(...) é desprovido de árvores.(...) O inverno é tão rigoroso que durante oito meses do anoo frio é insuportável;(...) o mar congela (...) e os citas (...)passam por cima do gelo e irrompem com seus carros noterritório dos sindos. (...) [Nos] quatro meses restantes aindafaz frio. Esse inverno é de uma espécie diferente daquele detodas as outras terras; nessa estação, normalmente chuvosaem outras regiões, as chuvas lá são insignificantes, masdurante todo o verão chove ininterruptamente. (...)Heródoto, História. Brasília: UnB, 1988, IV, 19-30.A partir da citação acima, pode-se identificar algumasestratégias usadas pelo historiador grego para narrar o"outro". No caso da caracterização dos citas, Heródoto(A) conjugava vida comunitária, engenhosidade e isolamento.(B) dissociava a descrição dos costumes da influência dosfatores naturais.(C) relacionava o espaço natural e social à condição deselvageria.(D) valorizava o nomadismo como pressuposto para oexercício da liberdade.(E) reconhecia a diversidade e a fundamentava em termosétnicos.
#ENADE
Respostas
respondido por:
7
É correta a alternativa C, já que Heródoto, como muitos historiadores depois dele, adotava uma visão etnocêntrica, julgando o "outro" a partir de valores e condições da sua própria sociedade.
Deste modo o "outro" poderia ser, na melhor das hipóteses, uma cópia de nós mesmos, e seria tão pior quanto mais diferente ele fosse. Por causa disto buscava-se explicar esta "inferioridade" e esta "selvageria" a partir de elementos diferentes entre as nossas condições e as "deles", sendo as características naturais, que mudam de um lugar para o outro, um exemplo muito comum deste uso.
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás