(...) foi nos arredores das cidades em crescimento, noséculo XII, que a miséria apareceu. Repentinamente.Como uma coisa intolerável. Isso era conseqüência damigração dos camponeses para a cidade. Na periferia,onde chegavam esses migrantes desenraizados, a solidariedade primitiva estava destruída. (...) É nessemomento, ao fim do século XII, que aparece Franciscode Assis, o homem que encarna uma transformaçãoradical do cristianismo.DUBY, Georges. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossosmedos. São Paulo: Unesp 1998, pp. 32-33.Os documentos estabelecem relações entre a experiência franciscana e a condição da pobreza na Baixa Idade Média,podendo-se concluir que:I - os documentos relacionam pobreza, ordens mendicantes e novas maneiras de viver o cristianismo, denunciando adesigualdade social;II - a pobreza, no texto, é um efeito de transformações socioeconômicas; na imagem, é um meio para realizar a imitação deCristo, sendo fruto de uma opção voluntária;III - os documentos apresentam os pobres como os despossuídos de bens materiais: camponeses sem terra e sem trabalho eclérigos que renunciaram à riqueza terrena;IV - a espiritualidade franciscana, no texto, é relacionada às transformações urbanas; na imagem, ela é positivada comovirtude ao lado do branco da Castidade e do vermelho da Obediência.São corretas APENAS as conclusões(A) I e II (B) I e III (C) II e III (D) I, III e IV (E) II, III e IV
#ENADE
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
É correta a alternativa E, apenas as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
I é falsa, pois os documentos apenas descrevem, de maneira factual, o período em questão, não estabelecendo uma crítica.
II é verdadeira, já que o texto relaciona esta situação com o êxodo rural e a imagem com uma posição moral.
III é verdadeira, associando estes dois grupos sociais diversos que, por diferentes razões, se encontravam em situação de vulnerabilidade econômica no período.
IV é verdadeira, o que revela as duas abordagens diferentes no texto e na imagem: o primeiro, histórico, procura relações factuais, o segundo, religioso, estabelece relações simbólicas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás