Nenhum Congresso dos Estados Unidos já reunido, aoexaminar o estado da União, encontrou uma perspectiva maisagradável do que a de hoje [...] A grande riqueza criada pornossa empresa e indústria, e poupada por nossa economia, tevea mais ampla distribuição entre nosso povo, e corre como umrio a servir à caridade e aos negócios do mundo. As demandasda existência passaram do padrão da necessidade para aregião do luxo. A produção que aumenta é consumida poruma crescente demanda interna e um comércio exterior emexpansão. O país pode encarar o presente com satisfação eprever o futuro com otimismo.Presidente dos Estados Unidos Calvin Coolidge, Mensagem aoCongresso, 04 dez. 1928.As nossas dificuldades, graças a Deus, apenas se referem acoisas materiais.Os preços desceram a níveis inimagináveis; os impostossubiram; a administração sofre graves reduções de receitas, atodos os níveis; os meios de trocas estão bloqueados noscanais congelados do comércio; as folhas mortas das indústriasjuncam o solo por toda a parte; os rendeiros não encontrammercados para os seus produtos; desapareceram as economiasamealhadas durante numerosos anos por milhares de famílias.A nossa grande obrigação, a primeira, é fazer voltar o povoao trabalho [...].Discurso do Presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt, 1933.Sem ele [o colapso econômico entre as guerras], com certezanão teria havido Hitler. Quase certamente não teria havidoRoosevelt. É muito improvável que o sistema soviético tivessesido encarado como um sério rival econômico e umaalternativa possível ao capitalismo mundial. [...] O mundodo século XX é incompreensível se não entendermos o impactodo colapso econômico.HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 90-91.Apenas cinco anos separam a mensagem do presidenterepublicano Calvin Coolidge e o discurso do presidentedemocrata Franklin Roosevelt. Ambos apresentaramavaliações bastante distintas acerca da realidadeeconômico-social pela qual passavam os Estados Unidosda América. O texto de Eric Hobsbawm permite entenderum pouco melhor as avaliações dos presidentes.Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.I - O New Deal representou uma mudança significativa nomodelo tradicional de economia de mercado praticadapelos norte-americanos.II - A Grande Depressão atingiu todos os países que mantinham algum tipo de relação com os Estados Unidos daAmérica, como a Inglaterra, a França, a União Soviéticae o Brasil.III - A Grande Depressão foi um dos fatores que colaborarampara a construção de discursos críticos sobre o modeloliberal-democrático.IV - A Grande Depressão, no Brasil, atingiu os setoresagrícola e industrial, devido à falta de investimentoexterno norte-americano.Estão corretas APENAS as afirmações(A) I e II (B) I e III(C) I e IV (D) II e III(E) III e IV
#ENADE
Respostas
respondido por:
8
Os Estados Unidos estabeleceram seu domínio na América Latina desde a sua concepção, entretanto esse modelo ganhou mais força após a Segunda Guerra Mundial.
Assim, algumas estratégias foram usadas para garantir o modelo liberal-democrático, especialmente após a Grande Depressão, com o New Deal sendo uma nova mudança no modelo tradicional de mercado.
A alternativa correta é a B – Apenas as assertivas I e III são verdadeiras.
respondido por:
1
Resposta:
B
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás