E, segundo que a mim e a todos pareceu, esta gente não lhes falece outra coisa para ser toda cristã, senão entender-nos, porque assimtomavam aquilo que nos viam fazer, como nós mesmos, por onde nos pareceu a todos que nenhuma idolatria, nem adoração têm.E bem creio que, se Vossa Alteza aqui mandar quem entre eles mais devagar ande, que todos serão tornados ao desejo de VossaAlteza. E por isso, se alguém vier, não deixe logo de vir clérigo para os batizar, porque já então terão mais conhecimento de nossafé, pelos dois degredados, que aqui entre eles ficam, os quais, ambos, hoje também comungaram.Carta de Pero Vaz de Caminha. In: PEREIRA, Paulo Roberto (org). Os três únicos testemunhos do Descobrimento do Brasil.2a ed. Rio de Janeiro: Lacerda, 1999. p. 54;57.Documento II... nenhuma fé têm, nem adoram a algum deus; nenhuma lei guardam ou preceitos, nem têm rei que lha dê e a quem obedeçam,senão é um capitão, mais pera a guerra que pera a paz.SALVADOR, Frei Vicente do. História do Brasil (1500-1627). Revista por Capistrano de Abreu, Rodolfo Garcia e Frei Venâncio Willeke, OFM. 6 ed.São Paulo: Edições Melhoramentos, 1975.A partir da análise desses documentos conclui-se que, no período compreendido entre a produção do primeiro e do segundo,(A) a administração portuguesa no Brasil orientou-se pelas observações dos autores dos documentos e optou pelo isolamentodas populações indígenas por considerar que eram inúteis ao processo de colonização.(B) a Coroa deixou integralmente a cargo da Igreja Católica a responsabilidade pela integração das populações indígenas aomodo de vida europeu, conforme as sugestões dos autores dos documentos.(C) a predominância das ações de natureza religiosa, por meio da catequese junto às populações indígenas, preservou suacultura e impediu que elas fossem escravizadas.(D) o entendimento dos portugueses acerca das populações indígenas e de seus costumes favoreceu o seu processo deintegração pela religião, finalizado no século XVII.(E) os colonizadores empenharam-se em transplantar para o interior das comunidades indígenas as formas de organização dasociedade portuguesa, usando a religião e a presença de europeus entre eles.
#ENADE
Respostas
É correta a alternativa E, sendo a tentativa de converter os nativos uma forma de "apaziguá-los" durante o processo de colonização, já que o índio convertido se integraria à sociedade colonial, não mais combatendo-a.
Por causa disto era muito comum que os portugueses tentassem levar as suas ideias e formas de vida para as populações nativas. Quando este projeto falhou, os europeus passaram a criar vilas (que chamavam de Reduções) para onde traziam os nativos a serem convertidos e, depois de convertidos, os integravam às colônias, geralmente em posição social inferior.
Resposta:
Alternativa E.
Explicação:
Os colonizadores empenharam-se em transplantar para o interior das comunidades indígenas as formas de organização da sociedade portuguesa, usando a religião e a presença de europeus entre eles.
Acabei de realizar a prova.