Leia o texto abaixo, para responder à questão.A história contemporânea, na tradição francesa que remonta ao século XIX, tem início com a Revoluçãofrancesa. A história do tempo presente é a que se refere ao passado próximo, aquele no qual existem ainda atoresvivos. Antes de explicar o que é esta última, é preciso lembrar que a noção de "contemporaneidade" é tão antigae tão problemática quanto a própria disciplina da história. (...) De um lado, só há história contemporânea, segundoa célebre afirmação de Benedeto Croce. Um historiador, como qualquer outro indivíduo, fala sempre sobre opassado no presente. Ele reconstitui os discursos e os atos do passado com linguagem, conceitos e preocupações quesão as do seu tempo, e ele se dirige a seus contemporâneos. (...) Seu trabalho se inscreve assim em uma dialética,uma tensão entre as palavras do passado e as do presente.De outro lado, o estudo da história do passado próximo remonta às origens da história enquanto empreendimento intelectual. As Histórias de Heródoto ou A guerra do Peloponeso de Tucídides são, em parte, histórias dotempo presente (...).Até os anos 1970, esta história [do tempo presente] era vista com suspeita pelas instâncias acadêmicas. (...)A novidade da situação atual é que esta história é não somente reconhecida enquanto tal, independentemente daqualidade de sua produção, desigual como qualquer outra, como é também fortemente solicitada. (...)A definição de história do tempo presente é a de ser a história de um passado que não está morto, de umpassado que ainda está vivo na palavra e na experiência dos indivíduos, portanto, ligado a uma memória ativa esingularmente atuante (...). Esta história é um diálogo entre vivos e mortos, como toda narrativa histórica, mas elarepousa igualmente em um diálogo entre vivos, entre contemporâneos, sobre um passado que ainda não passouinteiramente, mas que já deixou de ser atual.ROUSSO, Henry. La hantisse du passé. Paris: Éditions Textuel, 1998, p. 50, 57-8 e 63.a) Na tradição historiográfica, afirma-se que toda história é "contemporânea". JUSTIFIQUE.b) IDENTIFIQUE a especificidade da "história do tempo presente". c) APRESENTE e ANALISE duas razões que explicariam, no momento atual, o crescente interesse das sociedades por uma"história do tempo presente".
#ENADE
Respostas
Respondendo cada item do enunciado:
a) É dito no texto que toda história é "contemporânea" porque no momento em que ela está sendo escrita e analisada, esse estudo é feito com base nos pontos de vista da época em que ela está sendo registrada.
b) A história do tempo presente é aquela que consegue obter informações com as pessoas que estavam vivas na época desses acontecimentos, e cujas memórias é possível registrar.
c) É muito comum o pensamento de que o estudo do passado nos ajuda a compreender melhor o presente. Uma outra razão é que ele poderia nos ajudar a prever melhor o futuro.
Resposta:
A
Explicação:
Os marcos temporais que definem quando um evento integra o tempo presente de uma sociedade são móveis, não correspondendo a uma cronologia específica. Além disso, leva-se em consideração a atualidade de determinado passado, bem como as demandas feitas a ele, para a sua determinação como presente.