A racionalidade científica, forma dominante de pensar e de agir na Modernidade, transformou o homem e sua ação em objetos deinvestigação. Passaram a ser tratados da mesma forma que as "coisas" e os fenômenos da natureza, como "objetos" fixos, imutáveis.O historicismo veio a se opor a essa perspectiva positivista, chamando a atenção para a dimensão histórica da existência, domundo e da sociedade. As vertentes da pesquisa em educação que acompanharam essa discussão incorporaram idéias dohistoricismo e trouxeram para a prática da investigação o pressuposto de que(A) a pesquisa educacional supõe a existência de métodos previamente definidos.(B) a objetividade e a universalidade do conhecimento são garantidas pelos métodos de pesquisa.(C) a metodologia da pesquisa determina a produção dos conhecimentos histórico-educacionais.(D) o conhecimento da realidade só é possível por meio do controle do fenômeno educacional.(E) o conhecimento educacional depende da compreensão dos processos sócio-históricos.
#ENADE
Respostas
respondido por:
1
A alternativa E está correta.
O ambiente escolar depende dos processos sócio-históricos para ser entendido.
A dialética entre o indivíduo e a sociedade, parte do pressuposto sociológico que define as expressões e as linguagens estabelecidas entre pessoas de um mesmo grupo.
A sociologia estuda a sociedade, assim como a psicologia e as demais ciência sociais, porém, cada uma interligando seu campo de ação tendo o indivíduo e e o espaço social como pilar central da pesquisa.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás