• Matéria: ENEM
  • Autor: saraprincesinha4615
  • Perguntado 7 anos atrás

Há uma discussão do "ser" professor que envolve a diferenciação entre a pedagogia do professor e a pedagogia do mestre.A função do professor é ensinar a todos a mesma coisa e a do mestre, anunciar, a cada um, uma verdade particular, umaresposta singular e uma realização. Nesse sentido, o mestre é o condutor do discípulo até si mesmo, um agente de seuprocesso de individuação. O discípulo confia no mestre para que o instrua e o conduza enquanto ele não for capaz de seconduzir sozinho, entendendo que a condição de discípulo é provisória. Assim, a experiência do mestre, adquirida através daprática e da sagacidade, é, na verdade, a capacidade de discernimento dos espíritos que, ao pressentir as possibilidades decada um, propõe-lhes fins ao seu alcance, assim como os meios de alcançá-los, através da utilização das suas capacidades.As idéias do texto afirmam:I - a confiança do discípulo na figura do mestre;II - a busca de padrões nos processos de individuação;III - o entendimento das limitações e possibilidades de mestres e discípulos;IV - a percepção do mestre como condutor às verdades.De acordo com o texto, é(são) correta(s) APENAS a(s) idéia(s)(A) II (B) IV (C) I e II (D) I e III (E) I, II e III

#ENADE

Respostas

respondido por: ferretti
2

I - a confiança do discípulo na figura do mestre;

Correto. Para que seja corretamente guiado, de maneira a corresponder ao que o Mestre lhe propõe, o discípulo deve ter total confiança na capacidade técnica e na sabedoria daquele que o conduz.

II - a busca de padrões nos processos de individuação;  

Falso. A ideia é justamenteo contrário: deve-se buscar a individualização desde o início, sem que padrões possam ser encontrados.

III - o entendimento das limitações e possibilidades de mestres e discípulos;

Correto. Vê-se, neste texto, que é necessário que discípulo e mestre compreendam o seu papel e a sua função no processo relacional estabelecido.

IV - a percepção do mestre como condutor às verdades.

Falso. O mestre não é visto como condutor a verdades, senão como guia para certos caminhos que levam às respostas para os questionamentos próprios.

A alternativa correta é a que está representada pela letra D)

(D) I e III

Perguntas similares